terça-feira, setembro 25

Você conhece a história do nosso Grupo Escoteiro?!

As primeiras notícias do Escotismo em Bom Despacho remotam aos anos 50, quando no 7º BPM funcionou uma tropa de Escoteiros, comandados pelo Tenente Faria. Não se têm registro escrito dessa passagem, somente relatos orais. Com a morte repentina do Chefe, a tropa passa a ser comandada pelo escotista Geraldo Nunes. Após a direção do Sr. Geraldo Nunes, a Tropa passa a ser comandada pelo Padre Vicente Teixeira, então Capelão Militar. Com sua desistência na vida religiosa, deixa o Grupo, que encerra suas atividades em 1964. Não se tem registro de nome, numeral ou ficha de membros desta época. Somente depoimentos de alguns antigos escoteiros, muitos deles com filhos, sobrinhos ou mesmo netos participando das atividades do 88º Grupo Escoteiro após esta data.
De 1964 até 1984, com a ausência de pessoas que pudessem dirigir o Grupo, ficou inativo o escotismo em Bom Despacho. No final de 1983, o senhor Jorge Itabajara de Moraes, então Sargento do Tiro de Guerra, iniciou os contatos com a sociedade local para reativar o Grupo Escoteiro. Com o apoio de várias instituições, entre elas o Rotary Clube Bom Despacho, se deu os primeiros passos para a formação do Grupo.
A fundação do 88º Grupo Escoteiro nos moldes de hoje se dá em 14 de maio de 1984 com a promessa de escotistas, escoteiros e lobinhos. O 44º Grupo Escoteiro Frei Leão Rodrigues, de Divinópolis, foi o padrinho do Grupo e quem denominou oficialmente 88º Grupo Escoteiro Bom Despacho. O primeiro presidente do grupo foi o Sr. Joaquim Neves Costa e o primeiro Chefe do grupo foi o Chefe Jorge Itabajara de Moraes.

No primeiro ano de atividades após sua fundação, nosso Grupo funcionou nas dependências do Tiro de Guerra 04-006, na Avenida das Palmeiras. Depois passou a funcionar nas dependências onde hoje funciona o CESEC, na Rua Olegário Maciel e as reuniões semanais eram feitas no Parque de Exposição (ainda hoje localizado no Bairro São José).
Os fortes laços do Escotismo com a Polícia Militar de Minas Gerais possibilitou a instalação de nossa sede nas dependências do 7º BPM em 1993 e ainda estarmos até a data de hoje. Lá o Movimento Escoteiro foi muito bem acolhido, sempre dispondo de recursos para seu desenvolvimento e durante muito tempo em nosso Grupo, os jovens em sua maioria eram filhos de militares.
Da década de 50 até a fundação oficial junto a UEB em 1984 e até os dias de hoje, estima-se que passaram pelo 88º Grupo Escoteiro Bom Despacho, mais de três mil crianças, adolescentes e adultos voluntários, cuja influência em seu desenvolvimento foi fundamental, destacando médicos, engenheiros, advogados, empresários, economistas, jornalistas, escritores, pedreiros, professores, psicólogos, vendedores, pais e mães, homens e mulheres que independente de sua profissão e formação acadêmica, carregam com si o princípio da lealdade a pátria, a solidariedade ao próximo, o amor para com Deus e principalmente a confiança para consigo mesmo.
Uma história não se conta em poucas palavras quão tão pouco é possível reescrevê-la sem que nos falha a memória. Existe hoje em nosso Grupo, dentre as ações práticas e corriqueiras de mantermos viva nossa trajetória, incentivando os jovens em atividades com esta finalidade, há também um painel de fotos e dedicatórias cujo objetivo maior é não permitir que se perca no tempo, o que foi e sempre será nosso Grupo. Nas lembranças e com a mais sincera e profunda gratidão, o Grato Grato Gratíssimo àqueles que abnegaram de seu tempo pela co-educação da juventude bondespachense.
Por inúmeras variáveis, seria impossível citar o nome de todas as crianças e jovens que por este Grupo estiveram, mas de tal forma, com o mesmo mérito, estendemos uma gratidão mútua aos pais, que sempre acreditaram no propósito do Movimento Escoteiro e depositaram toda a confiança nos adultos voluntários que estiveram durante tantos anos com seus filhos em nosso Grupo.
Para que a Juventude se mantivesse em Movimento e assim permaneça, emergiram-se nobres e indispensáveis irmãos que pudessem manter o caminhar arrojado e firme. São eles, os nossos Presidentes:
Nome
Período
Jorge Itabajara de Moraes
1984 – 1991
Vair Costa
1991 – 1994
Gildásio Pinto
1995 – 1998
Virgínia Xavier
1998 – 1999
Gildásio Pinto
2000
Vair Costa
2001
Gildásio Pinto
07/2001 – 07/2004
José Geraldo Costa
08/2004 – 07/2008
Paulo Alves de Andrade
08/2008 – 12/2011
Marcelo Ferry Couto
01/2012 – 12/2013

ENQUANTO ISSO NO FUTEBOL DO FESTIVAL DE SORVETES...

 
- JOGAMOS COMO NUNCA!
- E PERDEMOS COMO SEMPRE!
 
Não foi desta vez que a seleção:
 
#Rafael mão de alface
# Amarelo da roça
#Joaquim canídea
#Morato pé duro
 
ganhou da fortíssima equipe dos escoteiros #sub15.. 4 x 0 fora o chocolate... Vamos treinar rapapez, para brevemente vingar no jogo de volta!!! 


Quem foi, entende!

 
- CASSO!
- UNO!
- DANDÊ!
- KAZÁ, KAZÁ, KAZÁ KAZÁ KAZÁ! AQUI É MAFEKING E NINGUÉM VAI NOS DERRUBAR! BÓRA, BÓRA, BÓRA!!!


sexta-feira, setembro 21

VEM AÍ O FESTIVAL DE SORVETES DO 88!


ESTÁ TÃO QUENTE QUE ATÉ CALANGO TÁ USANDO HAVAIANAS!!!
E PARA ESPANTAR ESTE CALOR, NADA COMO UM SORVETÃO COM OS AMIGOS...
É SEMANA QUE VEM, NA QUADRA DA ESCOLA MIGUEL GONTIJO. O GRUPO ESCOTEIRO DE BOM DESPACHO, MAIS UMA VEZ CONVIDA VOCÊ E SUA FAMILIA PARA PARTICIPAREM DESSA FESTA! SORVETE A VONTADE, FUTEBOL COM OS AMIGOS E MUITA DIVERSÃO! OS INGRESSOS CUSTAM R$ 7,00 E GARATEM SORVETE O TEMPO TODO. ELES PODERÃO SER COMPRADOS COM OS MEMBROS DO GRUPO ESCOTEIRO E NA SEDE DO GRUPO. VENHA VOCÊ TAMBÉM PARA ESTE GRANDE EVENTO!

PS: Lembramos que os membros terão que levar neste sábado o acerto dos convites vendidos.

LER É O QUE PEGA!


Em outubro, a Mafeking tem um compromisso com a sociedade: Participar da Ação "Ler é o que pega!" realizada pela Ordem Demolay de Bom Despacho, em conjunto com outras entidades da cidade. É o segundo ano em que o evento acontece, sinal de que o que é bom dá resultado! A função da Tropa Sênior será de apresentar duas oficinas no sábado (20/10/12) no Engenho do Ribeiro durante todo o dia. As oficinas são de Contador de História e Dinâmicas, dividas para as patrulhas Xavante e PAN, respectivamente. As patrulhas têm que se organizar, planejar e prepar como surgiram essas oficinas, quais seus objetivos e como executá-las de forma proveitosa. É necessário que toda a tropa empenhe o máximo possível para realizar com sucesso nosso trabalho. Afinal, se temos vários objetivos neste ciclo, esse é o primeiro a ser cumprido! Mais informações, com o pioneiro do 88ºGEBD, Paulo César.

quarta-feira, setembro 19

Sabado é dia de pão sovado!


Na próxima segunda-feira, nosso gringo querido, Joaquim, completará seus 16 anos de vida... Para comemorar, nada melhor do que cada patrulha levar um pacote do alimento, que ele considera o top dos top's de acampamentos, PÃO SOVADO! Vamos presentar esse camarada que tanto nos faz sorrir. O suco nós já temos, então, que cada membro leve sua caneca!
PS: Outras homenagens também serão aceitas.

Funções na Tropa

Sempre alerta!
Nesta reta final, a chefia, em conjunto com a diretoria e Corte de Honra, deseja que a tropa realize variadas atividades, porém, para que isso ocorra de forma brilhante, é necessário que cada um trabalhe para o crescimento da Mafeking, e cumpra com seus deveres. Dividimos as funções na Tropa, para que nossos planos sejam concretizados. Então confira qual o seu papel e começe a trabalhar desde já!

ALMOXARIFES
MORATO
IGOR
MELINA

- Esta equipe, coordenada por Lucas Morato, tem como objetivo manter o nosso canto de tropa limpo e organizado. Deverão listar todos os itens que contêm lá dentro, desde um lápis, até barracas, panelas... Deverão providenciar a manutenção de ferramenteas quebradas, apresentando o orçamento do que será gasto para a Corte de Honra. E ainda listar quais os materiais que considerem necessários, e que estejam em falta no nosso canto.

JOTI
GUSTAVO

- Em outubro, acontece o JOTI (Jamboree na Internet), nossa tropa tem desejo de participar do evento. O responsável pela preparação da atividade será o membro Gustavo, tendo auxilio de Victória. Devem projetar onde estaremos instalados, qual a data da atividade, quem participará, qual material será necessário, etc.

PROJETO SOCIAL
VICTÓRIA
JÚLIA

- Em um sabado, nos empenharemos exclusivamente em realizar uma atividade social, seja uma visita ao asilo, creches, entidades, etc. A guia Victória, juntamente com Júlia serão responsáveis por organizar a data do evento, o que faremos e onde iremos.

ATIVIDADE COM OUTRA TROPA SÊNIOR
MELINA
BRUNO
THAINÁ

- Se todos estes projetos forem realizados com eficiência, teremos condições de realizar algum tipo de atividade com outra Tropa Sênior. Melina, Bruno e Victória estam responsáveis por trabalharem neste projeto, buscando contatos, meios de transportes, abrigo, forma de arrecadar fundos para a atividade, etc.

EQUIPE CAMELO

RAPHAEL
AFONSO
JOANA
JOAQUIM
LUIS GUSTAVO
MATHEUS

- É necessário que haja uma equipe dando suporte a todas as outras equipes, além de realizar trabalhos extra-sede. O primeiro é organizar o futebol do Festival de Sorvetes, planejando quais os times, quem apitará a partida, se iremos usar coletes ou camisa de campo para diferenciar os times, a bola, etc.

ATENÇÃO!!! ESSAS TAREFAS DEVERÃO SER PLANEJADAS E EXECUTADAS COM AGILIDADE, ENTÃO, REUNAM-SE EM CONSELHO DE PATRULHA E JÁ APRESENTEM NESTE SABADO O QUE CONSEGUIREM!
SAPS